O Principezinho

Este clássico da literatura infantil recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 7º ano, foi escrito por Antoine de Saint-Exupéry.

Conta a história de um menino que vivia sozinho num asteroide e que passava os seus dias a limpa-lo e a cuidar de uma bonita, mas arrogante, rosa. Ao decidir viajar pelo Universo, o Principezinho conhece muitas personagens e vai entendendo o significado da amizade e a insignificância dos gestos das “pessoas grandes” que se esquecem da máxima “o essencial é invisível aos olhos”.

Em diálogo com o aviador, sem querer, limitando-se a ser criança, evoca os valores que deveriam ser os essenciais da vida. A saudade, a amizade, a tristeza, as rotinas do dia-a-dia fazem parte desta peça que é a mais vista pelo nosso público, fazendo dela uma das preferidas de alunos e professores.

Ao longo de cerca de 55 minutos, a peça apresenta-se como um misto entre teatro e teatro de marionetas, uma vez que a personagem do Principezinho é apresentada como uma marioneta de 1,5m de altura que contracena com mais dois atores.

Sendo esta a obra que deu início ao percurso da ETCetera no âmbito do teatro escolar, é apresentada por nós desde 2012.

Com esta nova vertente do Projeto Educarte, surge a sua adaptação ao público do 3º ciclo, onde apresentamos o texto integral e de forma mais profunda e aprofundada.

letras principe