atores

Ani_1

ANA QUEIRÓS

Formou-se em Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo no Porto e em Teatro Musical na Academia de Música de Vilar do Paraíso, curso certificado pela Mountview Academy of London. Terminou o 8º grau do curso de Ballet certificado pela Royal Academy of Dance e o 8º grau de piano. Aos 11 anos iniciou o seu trabalho amador como encenadora, actriz e coreógrafa nas peças Os Saltimbancos, A Loja dos Brinquedos e Música no Coração. No ano de 2010 participou no programa Operação Triunfo da RTP. Integrou o elenco de diversos musicais entre eles: Aladdin Jr., Rei Leão, Peter Pan, Mamma Mia, Cinderella e Little Shop of Horrors. Produziu o musical Indira e integrou o elenco de A Revolução os que não sabem dizer NÓS, uma produção do Teatro do Bolhão. Com a Elenco Produções integrou o elenco das peças Cinderela XXI, Zorro, A Verdadeira História da Cigarra e da Formiga e A volta ao mundo em 60 minutos e A Ilha do Tesouro.
Com a AM Live escreveu os musicais A Bela e o Monstro no Gelo, A Cinderela no Gelo e A Branca de Neve no Gelo. Com a Elenco Produções assinou a escrita dos musicais Uma Aventura de Piratas, Hakuna Matata, O Reino do Gelo, Reviver, Pelas Ruas do Amor e A Caminho de Oz. Escreveu também o musical A Chave do Clube Secreto (Aplaudir Produções).
É professora de teatro, teatro musical e dança de crianças e jovens há cerca de 5 anos. 
Com a ETCetera Teatro integra o elenco das peças O Gato Malhado e a Andrinha Sinhá, O Império, O Ano da Morte de Ricardo Reis, Fernando em Pessoa, As Vedetas e A Missão de Natal.

 Daniel_1

DANIEL PINHEIRO

É licenciado em Teatro – Interpretação e Encenação pela ESAP– Escola Superior Artística do Porto. Fez parte da Oficina de Teatro do Cegada – Grupo de Teatro, onde realizou as suas primeiras peças de teatro. Entre outros, participou em espectáculos como: A Assembleia das Mulheres, de Aristófanes; Cascais vila de Outrora, com encenação de Rui de Sá; As Vedetas, de Lucien Lambert; A Fan…Farra, a partir de textos de Karl Valentim; O Lugar Sagrado, de António Torrado; Sicrano de Bergerac, de Edmond Rostand com adaptação de Jorge Louraço; e Scapin, a partir de As Artimanhas de Scapino, de Moliére; A Gaivota, de Anton Tchékhov; O Anjo da Guarda; Vasquinho para Sempre, a partir do filme O Pai Tirano e no espectáculo de marionetes Florenceanes e o Trono. Em cinema, participou na curta metragem There is something I need to tell you (Tsinnty) e na série O Alto. Dá aulas de Teatro desde 2013. Com a ETCetera Teatro integra o elenco das peças O Império, Frei Luis de Sousa, Fernando em Pessoa, O Mundo de José, O Principezinho, o Tio Fontaine e Os Maias.

Ines_1  INÊS CARDOSO

Tendo iniciado a sua actividade como actriz com 13 anos, é mestre em Arquitectura pela ESAP e licenciada em Teatro – Interpretação e Encenação na mesma escola. Em teatro levou a palco Sófocles, Gil Vicente, Moliére, entre muitos. Participa como actriz no projecto de poesia da Vocare onde leva a cena José Carlos Ary dos Santos, Bocage, Florbela Espanca e Fernando Pessoa. Participou em formações com nomes como António Machado, José Raposo, Tozé Martinho, Lídia Franco e Eunice Muñoz. Em cinema participou em produções de Rui Pedro Sousa, Marco Miranda, Gustavo Santos e Pedro Baranita e realizou trabalhos de encenação fotográfica. Em televisão conta com a participação na série O Alto. Com a ETCetera Teatro integra o elenco das peças O Principezinho, Rimas tu ou Rimo Eu, A Menina, o Tio Fontaine, Castelos na Areia, Pouca Terra, A Quinta, Arco-íris, Os Maias e O ano da Morte de Ricardo Reis.

Katia_1  KÁTIA GUEDES

É mestre em Estudos Artísticos – Teoria e Crítica da Arte na Faculdade de Belas Artes do Porto e é licenciada em Teatro – Interpretação e Encenação pela ESAP – Escola Superior Artística do Porto. Tem vindo a trabalhar como actriz em diversas em peças de teatro como A Faca, O Homem Noite, O Anjo do Silêncio, Inéditos e FITEI – um elétrico chamado Tchekhov. Em cinema participou, entre variadas curtas-metragens, no filme Vales da Destruição e Baal, de João Sousa Cardoso a partir da coleção criativa de Bertolt Brecht. Com a ETCetera Teatro integra o elenco das peças o Tio Fontaine, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, o Sr. Buzinas, Castelos na Areia, Pouca Terra, A Quinta, Arco-íris, Os Maias, Luís – O Poeta e o Homem e Frei Luís de Sousa.

Lia_Tenreiro  LIA TENREIRO

Iniciou a sua actividade como actriz aos 10 anos e mais tarde formou-se em Teatro pelo Balleteatro – Escola Profissional do Porto. Integrou o elenco de diversos espetáculos para a infância como “Conta-me Histórias”, “Cinderela”, “O Quarto dos Brinquedos”, “O Imperador e o Rouxinol”, “Ali Babá”, “Pedro e o Lobo” e “Maugli na Selva”. Participou também como actriz nas peças “Coro dos Maus Alunos”, “AtéQuando”, “Minni Vannilli”, “Over Drama”. Passou pelo projecto Teatro Expandido, tendo feito parte das apresentações de “O Cerejal” e “Baal”. Como bailarina, participou no espectáculo “O Baile” de Ricardo Ambrósio, inserido no Festival Corpo+Cidade, no Porto.
É professora de Expressão Dramática e Teatro Musical em diversas escolas e infantários. Com a ETCetera Teatro integra o elenco da peça “Tio
Fontaine”.

Luis_2

LUÍS TRIGO

É licenciado em Teatro pela ESAP. Tem vindo a trabalhar com companhias e produtoras conceituadas como o Teatro Experimental do Porto, Seiva Trupe e Elenco Produções em espectáculos como: Os Maias, As Travessuras de Fígaro, Morgado de Fafe Amoroso, Gaia D´Ouro, Felizmente Há Luar, Um Barco na Cidade, Mamma Mia, O Livro da Selva, Cinderela XXI, A Ilha do Tesouro, Zorro e a Volta ao Mundo em 60 minutos. Como encenador concebeu os espectáculos: Felícia… uma folha original, Bocage e A poesia das canções – Lembrando Ary dos Santos. Recentemente trabalhou como actor e assistente de encenação na peça Aberdeen – Um Possível Kurt Cobain. Em televisão participou no telefilme Almas Penadas. Em cinema participou no filme O Cônsul de Bordéus. Dá aulas de Expressão Dramática e Teatro Musical a crianças e adultos desde 2007 onde frequentemente escreve e adapta textos para levar à cena pelos alunos. É director artístico da ETCetera Teatro. Escreveu, adaptou, encenou e/ou participa como actor em Os Maias, O Sr. Buzinas, O Império, Luis – O Poeta e o Homem, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, o Tio Fontaine, O Principezinho, O Mundo de José, Era uma vez (outra vez), Grinch e o Natal Roubado, Agility, As Vedetas, Frei Luis de Sousa, Fernando em Pessoa, O Ano da morte de Ricardo Reis, A missão de Natal, entre outros.

 marcia_1

  MÁRCIA PACHECO

Licenciou-se em Relações Públicas e formou-se em Teatro pelo Balleteatro – Escola Profissional do Porto. Tem formação em Dança Moderna, Teatro Musical e Danças de Salão pela Academia de Dança do Vale do Sousa e pós-graduação em Teatro e Comunidade pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Integrou o elenco de diversos musicais da Elenco Produções como Cinderela XXI, A Ilha do Tesouro e Zorro. Participou como actriz e bailarina em espetáculos como Até Quando?, Nunca, nada de ninguém, A Gata Borralheira, Esta é a história de Peer Gynt, Mary Poppins, La fille Mal Guardèe, A Maldição de Salieri, O Mistério do Fondant, A Chave do Clube Secreto, entre outros. Colaborou como produtora no Projecto Saltimbanco, da ETCetera Teatro e com a Elenco Produções. É professora de expressão dramática em diversas escolas e infantários. Com a ETCetera Teatro integra o elenco das peças As Vedetas, Rimas tu ou Rimo Eu e A Menina.

Miguel_Magalhaes  MIGUEL MAGALHÃES

Iniciando o seu percurso artístico aos 4 anos de idade, actualmente encontra-se a frequentar o Mestrado Integrado em Medicina no ICBAS- Universidade do Porto, mas conta já com 20 anos de experiência em palco amador e profissional. À experiência, iniciada na Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, sob a direcção de Capitolina Oliveira, soma como formação musical  (5° grau) pelo conservatório de música do Vale do sousa e um curso de Clown orientado por Rodrigo Malvar.
Em teatro, destaca, de entre outros trabalhos, O Regresso do Guna, 25 de Abril, 34 anos depois e Julgamento do Galo, pela Nova Oficina, e Piu pela Bruxa Má.
No cinema, representou em curtas-metragens de Manoel Barros e Tomás Cazeaux.
No teatro musical foi Jafar, o vilão de Aladino – o musical, e fez parte do elenco de A Ilha do Tesouro da Elenco Produções, Count Fosco, em Woman in White de Andrew Loyd Weber, pelo Conservatório Vocare, Cinderela, o musical da Plateia d’Emoções e de A ilha do tesouro (2016) da Elenco produções. Lembra ainda também O Principezinho pela Jangada teatro.
Com a ETCetera Teatro faz parte do elenco de Frei Luís de Sousa e A Missão de Natal.

 nuno_1

NUNO MARTINS

Frequentou o curso de Teatro Musical pela American Musical and Dramatic Academy de Nova Iorque. Participou em vários espectáculos de Filipe Lá Feria, tais como: O Principezinho, Jesus Cristo SuperstarMúsica no Coração, Um Violino no Tealhado, Peter Pan, entre outros. Pelo Teatro Experimental do Porto fez Os Maias, Felizmente Há Luar, Morgado de Fafe Amoroso e A Morte de um Caixeiro Viajante com encenação de Gonçalo Amorim. Participou ainda em Scents of Light (de Artur Guimarães), Rent, Rapazes Nus a Cantar, Alice e o País das Maravilhas no Gelo, entre outros. Com a Elenco Produções fez os espectáculos Zorro, Aladino, Entre o Céu e a Terra – O Musical sobre Fátima e A Ilha do Tesouro. Nos últimos anos tem colaborado com a ETCetera Teatro em vários espectáculos, tais como: Os Maias, Gato Malhado e a Andorinha Sinhã, Luis- o Homem e o Poeta, entre outros. É Director Musical da Cinemágica, onde também empresta a sua voz a vários desenhos animados. É professor de música e teatro musical em várias escolas.

 pedro_1

 PEDRO DIAS

Mestre em Teatro nas variantes Encenação e Produção pela ESAP e licenciado em Teatro e Artes Performativas na UTAD. Tem vindo a trabalhar com entidades como: Estaca Zero Teatro, Ponto Teatro, Teatro Nacional São João, Companhia Instável, Jangada Teatro, Seiva Trupe, Cabeças no Ar e Pés na Terra, Espaço do Tempo, Terra na Boca, Porta 27, Lightbox, A20 Studio, FilmesdaMente, Um Segundo Filmes, CRIA, FRAME, Modal Criativity, Plebeus Avintenses, ACMA – Avintes, Primeira Pedra e ETCetera Teatro. Dos espectáculos destacam-se 10X10Déjà VuSULAtelier 200AnteontemUTOPIAInéditosLenda da PrensaA Coleira de Bóris, Annie o musical. Encenou o espectáculo Das Nossas RaízesRatos e Homens e Esta Noite Improvisa-se nos Plebeus Avintenses, Diário de um louco na Primeira Pedra e Tu Disseste para a ESMAE. Participou em várias curtas metragens. Faz regularmente dobragens de séries e filmes de animação produzidas pela SOMNORTE e Cinemágica.  No cinema integrou o elenco de Porto Mon’amourAna CrónicaEstranha Ligação e na série Gigantes.  Com a ETC Teatro integra o elenco das peças Os Maias, o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, O Tio FontaineO PrincipezinhoO Mundo de José, Era uma vez outra vezLuís – o Poeta e o HomemFrei Luis de Sousa e O Ano da Morte de Ricardo Reis.

Tiago_Garrinhas

TIAGO GARRINHAS

Ator e cantor. Formado pela Escola Profissional de Teatro de Cascais (Interpretação) e Conservatório de Musica Regional de Portalegre (Piano). Trabalhou com Carlos Avilez no Teatro Experimental de Cascais onde fez As Bruxas de Salém de Arthur Miller. Com Filipe La Feria integrou o elenco de Jesus Cristo Superstar. Na Plano 6 integrou o elenco de vários musicais infantis: Rock in Christmas, Quando For grande e Um Tesouro do Tamanho do Mundo. Sob encenação de Marco Medeiros trabalhou na companhia de teatro Palco13, onde fez Dois Reis e Um Sono, Cascais Terra de Muitas Gentes, Maria Parda’s Booze Band, e  O Soldado Fanfarrão. Com a Elenco Produções fez A Ilha do Tesouro e vários pocket shows. Trabalhou ainda com a companhia de teatro Americana Nature Theater of Oklahoma no Teatro Maria Matos onde participou no musical Life and Times.
Ex-concorrente no programa Ídolos 2012 e semi finalista em 2014 no The Voice Portugal. Enquanto ator trabalhou ainda em várias séries da televisão nacional, destacando Os Filhos do Rock (RTP), Água de Mar (RTP), Bem Vindos a Beirais (RTP), Sol de Inverno (SIC) e recentemente gravou 1986 serie da RTP criada por Nuno Markl.
É também locutor e dobra várias séries de animação infantil.
Com a ETCetera Teatro participou em várias produções com empresas e faz parte do elenco de Frei Luís de Sousa e A Missão de Natal.

VM R1_2 VÂNIA MENDES

É licenciada em Teatro pela Escola Superior Artística do Porto e participou, a nível académico, em diversos workshops e programas direccionados para a formação do ator destacando-se o Programa de 12 Semanas no The Lee Strasberg Theatre & Film Institute, em Nova Iorque. Tem vindo a trabalhar com companhias diversas sendo exemplo, Ensemble com os espectáculos O Avarento, O Doente Imaginário e Rei Lear, Cabeças no Ar e Pés na Terra com Contos de Lengalengar e Raposas e ainda com Seiva Trupe em Estados Eróticos Imediatos de Sören Kirkegaard. Leccionou expressão dramática em escolas e associações e passou pelo cinema ao participar em algumas curtas-metragens, por exemplo o Vídeo Clip Canção de Madrugar e 10 pa 01 (ESAP), A um passo do Abismo, produção ISMAI e Isccizo. Tem também desenvolvido alguns trabalhos em dobragens como no filme Barbie, na série Teen Wolf, em Snapatoonies, entre outros. Na ETCetera Teatro integra o elenco de Felícia…uma folha original, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Os Maias e Frei Luis de Sousa e Pouca Terra.

etc_1

RICARDO RIBEIRO

Licenciou-se em Teatro – Interpretação e Encenação pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), concluindo os estudos em 2013. No mesmo ano estreou-se como ator profissional no Teatro do Campo Alegre, interpretando Bernardo Soares em Pessoas, encenado por Bruno Schiappa, numa produção da Seiva Trupe – Teatro Vivo. Desde 2013 que participa em projetos como O Principezinho, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá Luís – o Poeta e o homem, pela ETCetera Teatro, levando o teatro infantil um pouco por todos os cantos do país. Em 2015, integrou no elenco de O Anjo da Guarda de Roberto Merino, pela companhia NAPALM – Companhia de Teatro Dança em Conjunto ou Alternadamente. Ainda em 2015, participou na reposição de Agapornis, produzido pelo Teatro Marionetas do Porto, interpretando o escritor Henry Miller. Em 2016, pisou o palco do Teatro Nacional São João (TNSJ) interpretando Osvald Alving, em Espectros de Henrik Ibsen, tendo o privilégio de contracenar com atores como Custódia Gallego, António Reis e Júlio Cardoso. Em 2018, funda a Associação Artística e Cultural Primeira Pedra, juntamente com Pedro Miguel Dias e Inês Cardoso, que se estrearam com o espetáculo O Diário de um Louco de Nikolai Gogol. Encenadores como Bruno Schiappa, Roberto Merino, João Mota, John Frey, Marcia Haufrecht, Jaime C. Soares, Júlio Cardoso e Rui Queiroz Matos marcaram o seu percurso com diferentes técnicas e ferramentas interpretativas, desde “O Método” de Lee Strasberg à manipulação de marionetas, do realismo ao surrealismo.